quinta-feira, 26 de maio de 2011

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA – PIRÂMIDE ALIMENTAR


          Atualmente utilizamos como guia alimentar para a população brasileira, a pirâmide alimentar adaptada para a nossa população, que é recomendada pelos órgãos de saúde brasileiros.

          Esta Pirâmide Alimentar é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes além da nutrição, como diminuição do colesterol sangüíneo, prevenção do aparecimento de câncer, etc.

          Os alimentos funcionais foram distribuídos de acordo com a sua necessidade de ingestão, então os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide
e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.

         A base da pirâmide consiste em exercícios diários e controle de peso, o que já difere das propostas anteriores que nem se quer mencionava a prática de atividade física.

         A próxima parte da pirâmide funcional divide-se em duas, a primeira consiste em cereais integrais, os quais são ricos em fibras, que além de promoverem um melhor trabalho intestinal, auxiliam no processo de digestão. Já a segunda parte consiste em óleos vegetais, que seriam óleo de soja, de milho, de canola, etc e azeite de oliva, que seriam fontes de HDL, gordura insaturada, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL- colesterol) e combater o colesterol ruim (LDL - colesterol).

        Passando para o meio da pirâmide, encontramos as verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

         Na próxima etapa estão as frutas oleagionosas e as leguminosas, que são fontes de vitaminas, minerais e proteínas. As oleaginosas exercem poder antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

         No próximo degrau está o peixe e o frango, carnes brancas que constituem fonte de proteínas de alto valor biológico. O ovo também marca presença já que é considerado alimento anti-anêmico.

         Quase ao topo da Pirâmide, podemos encontrar a sugestão de suplementação de cálcio, já que não há recomendação para o consumo de laticínios, por sua composição rica em gordura
saturada. De qualquer forma, seria conveniente a recomendação de leite e seus derivados magros, ou desnatados, devido à sua importante fonte de cálcio.

         E por fim, no topo estão os alimentos que devemos consumir esporadicamente, como os refinados: arroz, macarrão, batata e pão branco, que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes e possuem também grande quantidade de açúcar simples, responsável pelo ganho de peso e obesidade.
Junto com os refinados estão ainda: a manteiga e a carne vermelha, que são alimentos de difícil digestão, ricos em gordura saturada.



YOU'RE BEAULTIFUL