domingo, 12 de março de 2017

PLANO DE AULA 1

Este é o meu primeiro plano de aula postado aqui, nele além das turmas do ciclo I também estarão as atividades desenvolvidas no meu novo desafio de 2017 que é trabalhar Educação Física na Educação Infantil. É um processo de construção de trabalho, visto que ainda estou procurando os rumos para desenvolver um trabalho que realmente seja significativo para os alunos. Sugestões são sempre bem vindas...abraços a todos!!!

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA LEITE
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSOR MARCOS LEANDRO
PLANEJAMENTO DE AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO I /2017
Período: 24/01 a 03/02/2017

Objetivos
- Acolher e interagir com os alunos das diversas turmas buscando desenvolver proximidade e familiarização.
- Experimentar espontaneamente algumas atividades de escolha coletiva e democrática. Analisar e reconhecer os possíveis líderes e suas potencialidades diante do grupo, buscando também uma imagem geral da turma e de seus comportamentos coletivos e em atividades práticas.
-Diagnosticar os saberes acumulados acerca dos temas da cultura corporal e experiências anteriores com as aulas de Educação Física.
-Debater o processo de organização da turma para a realização das aulas e construir algumas regras e combinados para a boa convivência.

Procedimentos Metodológicos - Ciclo I
- Aula 1
                *Acolhida de alunos, apresentação inicial e quebra de gelo. Para apresentação individual fazer a brincadeira da forca com meu nome completo, em seguida fazer apresentação individual dos alunos e suas expectativas com as aulas de Educação Física. (Em sala de aula).
                *Organizar os alunos em circulo único e vivenciar a brincadeira do “LA VAI O PATO”, após o termino desta dinâmica refletir com os alunos sobre a importância da participação de cada um durante as aulas, sendo cada individuo uma peça importante para a produção de um ambiente saudável e agradável para todos. Introduzir a conversa sobre necessidade de regras e o porquê elas são necessárias.
                Materiais: Giz ou caneta para quadro branco e apagador

- Aula 2
                *Discutir com os alunos algumas regras básicas de boa convivência nas aulas de Educação Física e os materiais necessários para o conforto das aulas.
                 -Proibido sair da sala de aula ou do espaço determinado para as aulas sem a permissão do professor;
                -Necessidade de utilização da garrafa de água no dia a dia das aulas;
                -Posicionamentos iniciais de organização da aula; saber falar e saber ouvir;
                -Respeito aos professores e colegas SEMPRE, independentemente se estiver em um dia nervoso (seu colega não tem culpa de sua raiva ou de seus problemas pessoais);
                -Suspensão das aulas de Educação Física (por tempo, por aula, por semana ou mês);
                -Cuidado com os colegas, evitando sempre possíveis quedas e brigas (inaceitáveis).
                -Uso da garrafa de água em todas as aulas.

-Aula 3
                *Boas vindas, acolhida, reforçar as regras e combinados da última aula, verificar quem trouxe a garrafa de água, parabenizar e estimular os outros a trazerem também, organizar a fila baseado em ordem por quem tem garrafa e por último os que não têm, para ver se estimula todos a trazer.
                *Convidar os alunos a me apresentarem a escola e seus lugares preferidos para brincar, escolher dois lideres de turma para que façamos um tour pela escola e eles irão explicando as partes da escola inclusive para os novatos. Após ter esta visualização geral da escola, leva los para quadra e conversar sobre os nossos espaços e reforçar a regra de não sair de sala sem a permissão do professor.
                *Atividade prática: deslocamentos simples e baseado no desenvolvimento da turma fazer alguns com dificuldades, intercalar com brincadeira de morto e vivo.
                *Ao final da aula, delimitar alguma parte da quadra que servirá para organizar a fila para retorno da sala em todas as aulas práticas na quadra.

- Aula 4
                *Acolhida, relembrar os nomes dos alunos e familiarizar buscando aproximação.
*Levar os alunos para sala de vídeo para assistir pequenos vídeos sobre a importância do consumo da agua para a manutenção da vida humana.
Vídeo 1 : Porque você precisa beber água? #ticolitos eps. 33 – tempo: 2:46
- Vídeo 2: Porque suamos? #ticolitos eps 41 – tempo: 3:31
-Refletir sobre os dois vídeos e reforçar o trato diário de uso da garrafinha individual de água.
- Caso ainda tenha tempo, levar os alunos para quadra e fazer uma atividade de corrida intensa, PEGA PEGA SIMPLES por uns 10 minutos e em seguida reunir todos para analisarem como se encontra o corpo; quais características são notórias a partir do momento do repouso e da corrida? Alguém sentiu cansaço? Calor? Discutir e relembrar o vídeo.

-Materiais: pen drive com vídeo, data show ou tv com entrada para pen drive.
- Observações e avaliação do professor
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Procedimentos Metodológicos – Educação Infantil

-Aula 1
* Acolhida de alunos, apresentação inicial e quebra de gelo.
* Pegando nas partes do próprio  corpo e do corpo do colega. Brincadeira cantada: cabeça, ombro, joelho e pé.
-Aula 2
*Vamos conhecer os espaços da escola.
*Aprendendo a andar em filas e se deslocar para os espaços que acontecerão as aulas de Educação Física – utilizar uma corda para que os alunos sigam em fila segurando um atrás do outro, para não se perderem e todos ir à mesma direção.  
*Na quadra fazer trabalhar alguns deslocamentos simples: corridas na menor distancia da quadra e na maior distância, ginastica dos bichos: imitar sapo, cachorro e leão.
*Brincadeira cantada: O sapo não lava o pé/ não lava porque não quer/ ele mora lá na lagoa/ não lava o pé porque não quer, mas que chulééé – verificar a possibilidade de conversar porque que o sapo tem chulé, o que acontece com ele? O que ele tem que fazer para acabar com chulé (roda de conversa).
*Relaxamento deitado na quadra – tentar fazer eles deitarem na quadra, fechar os olhos e descansar por algum tempo.
*Retorno para sala de aula + parada para beber água e ir ao banheiro.
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Aula 3
*Acolhida, água, banheiro.
*Caso a fila com a corda tenha funcionado fazer uma caminhada mais longe para ir se acostumando com a fila e a atenção nos deslocamentos.
                *Conversar com os alunos da importância da utilização da garrafa de água durante as aulas, para se hidratar.
                *Brincadeira de segue o mestre – todos deverão andar em cima da linha atrás do professor ou de alguma criança caso já consigam se deslocar sozinhos e atividade fluir – possibilidades de andar de um pé só, andar saltando de cangurú, andando de lado.
*Caminhar livremente pelas linhas da quadra; Estimular as crianças dizendo que o fora das linhas existe muita água e que nesta agua tem muitos tubarões, caso pisem fora é perigoso que os bichos mordam seus pés... (estimular a criatividade).
*Perseguição – todos os alunos deverão correr atrás do professor – possibilidade de criação de histórias.
*Rodinha do descanso – estimular a oralidade questionando o que os alunos acharam da aula e das atividades que eles desenvolveram. Fazer apontamentos de quem não colaborou e quem colaborou. Relaxamento
*Retorno para sala de aula e beber água.
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                Aula 4
                *Baseado no andamento das aulas anteriores, tentar sair de sala sem a corda, apenas respeitando a fila, propor o desafio para os alunos.
                *Brincadeira



                *Passar por baixo da corda sem encostar
                *Música: um convite a dança e a soltar seu corpo, chamar as crianças a soltar seus corpos sem ter vergonha de ser feliz e cantar e dançar a musica - A cobra ... A cobra não tem pé/ a cobra não tem mão/ como é que a cobra sobe num pezinho de limão/ ela estica, encolhe, seu corpo é todo mole (repete).
                Materiais: Corda, mesa ou mastro para amarrar a corda.

                -Aula 4
-Acolhida, momento de conversa inicial e tematizar o Abraço, questionar o que é, como se da um abraço, se é bom ou ruim, quem gosta e quem não gosta e o porque não gosta?
*Momento de abraço coletivo de todos e se preciso ensinar a forma correta do abraçar as pessoas.
*Propor uma brincadeira na qual as pessoas para salvar os colegas deverão abraça las, ou elas não voltarão para o jogo --- PEGA PEGA DO ABRAÇO. Ir para quadra em fila respeitando a ordem dos engarrafados primeiro seguido pelos desengarrafados, delimitar os espaços que serão desenvolvidos as atividades e conversar sobre a proibição de sair de sala de aula sem permissão do professor.
*Ao final cada um em roda de conversa poder falar qual foi a sensação de poder salvar o colega, e o porquê salvou e o que achou da atividade.
*Para o retorno para sala, combinar um local para organizar a fila em todos os dias do fim da aula.

-Observações e Avaliação do professor
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Observações e Considerações da Coordenação Pedagógica    
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