Este é o meu primeiro plano de aula postado aqui, nele além das turmas do ciclo I também estarão as atividades desenvolvidas no meu novo desafio de 2017 que é trabalhar Educação Física na Educação Infantil. É um processo de construção de trabalho, visto que ainda estou procurando os rumos para desenvolver um trabalho que realmente seja significativo para os alunos. Sugestões são sempre bem vindas...abraços a todos!!!
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA
LEITE
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSOR MARCOS LEANDRO
PLANEJAMENTO DE AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E
CICLO I /2017
Período: 24/01 a 03/02/2017
Objetivos
-
Acolher e interagir com os alunos das diversas turmas buscando desenvolver
proximidade e familiarização.
-
Experimentar espontaneamente algumas atividades de escolha coletiva e
democrática. Analisar e reconhecer os possíveis líderes e suas potencialidades
diante do grupo, buscando também uma imagem geral da turma e de seus
comportamentos coletivos e em atividades práticas.
-Diagnosticar
os saberes acumulados acerca dos temas da cultura corporal e experiências
anteriores com as aulas de Educação Física.
-Debater
o processo de organização da turma para a realização das aulas e construir
algumas regras e combinados para a boa convivência.
Procedimentos Metodológicos -
Ciclo I
- Aula 1
*Acolhida de alunos,
apresentação inicial e quebra de gelo. Para apresentação individual fazer a
brincadeira da forca com meu nome completo, em seguida fazer apresentação
individual dos alunos e suas expectativas com as aulas de Educação Física. (Em
sala de aula).
*Organizar os alunos em circulo
único e vivenciar a brincadeira do “LA VAI O PATO”, após o termino desta
dinâmica refletir com os alunos sobre a importância da participação de cada um
durante as aulas, sendo cada individuo uma peça importante para a produção de
um ambiente saudável e agradável para todos. Introduzir a conversa sobre
necessidade de regras e o porquê elas são necessárias.
Materiais: Giz ou caneta para
quadro branco e apagador
- Aula 2
*Discutir com os alunos algumas
regras básicas de boa convivência nas aulas de Educação Física e os materiais
necessários para o conforto das aulas.
-Proibido sair da sala de aula ou do espaço
determinado para as aulas sem a permissão do professor;
-Necessidade de utilização da
garrafa de água no dia a dia das aulas;
-Posicionamentos iniciais de
organização da aula; saber falar e saber ouvir;
-Respeito aos professores e
colegas SEMPRE, independentemente se estiver em um dia nervoso (seu colega não
tem culpa de sua raiva ou de seus problemas pessoais);
-Suspensão das aulas de Educação
Física (por tempo, por aula, por semana ou mês);
-Cuidado com os colegas,
evitando sempre possíveis quedas e brigas (inaceitáveis).
-Uso da garrafa de água em todas
as aulas.
-Aula 3
*Boas vindas, acolhida, reforçar
as regras e combinados da última aula, verificar quem trouxe a garrafa de água,
parabenizar e estimular os outros a trazerem também, organizar a fila baseado
em ordem por quem tem garrafa e por último os que não têm, para ver se estimula
todos a trazer.
*Convidar os alunos a me
apresentarem a escola e seus lugares preferidos para brincar, escolher dois
lideres de turma para que façamos um tour pela escola e eles irão explicando as
partes da escola inclusive para os novatos. Após ter esta visualização geral da
escola, leva los para quadra e conversar sobre os nossos espaços e reforçar a
regra de não sair de sala sem a permissão do professor.
*Atividade prática:
deslocamentos simples e baseado no desenvolvimento da turma fazer alguns com
dificuldades, intercalar com brincadeira de morto e vivo.
*Ao final da aula, delimitar
alguma parte da quadra que servirá para organizar a fila para retorno da sala
em todas as aulas práticas na quadra.
- Aula 4
*Acolhida, relembrar os nomes
dos alunos e familiarizar buscando aproximação.
*Levar
os alunos para sala de vídeo para assistir pequenos vídeos sobre a importância
do consumo da agua para a manutenção da vida humana.
–
Vídeo 1 : Porque você precisa beber água?
#ticolitos eps. 33 – tempo: 2:46
- Vídeo 2: Porque suamos? #ticolitos eps
41 – tempo: 3:31
-Refletir
sobre os dois vídeos e reforçar o trato diário de uso da garrafinha individual
de água.
-
Caso ainda tenha tempo, levar os alunos para quadra e fazer uma atividade de
corrida intensa, PEGA PEGA SIMPLES por uns 10 minutos e em seguida reunir todos
para analisarem como se encontra o corpo; quais características são notórias a
partir do momento do repouso e da corrida? Alguém sentiu cansaço? Calor?
Discutir e relembrar o vídeo.
-Materiais:
pen drive com vídeo, data show ou tv com entrada para pen drive.
-
Observações e avaliação do professor
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Procedimentos Metodológicos – Educação
Infantil
-Aula 1
*
Acolhida de alunos, apresentação inicial e quebra de gelo.
*
Pegando nas partes do próprio corpo e do
corpo do colega. Brincadeira cantada: cabeça, ombro, joelho e pé.
-Aula 2
*Vamos
conhecer os espaços da escola.
*Aprendendo
a andar em filas e se deslocar para os espaços que acontecerão as aulas de
Educação Física – utilizar uma corda para que os alunos sigam em fila segurando
um atrás do outro, para não se perderem e todos ir à mesma direção.
*Na
quadra fazer trabalhar alguns deslocamentos simples: corridas na menor
distancia da quadra e na maior distância, ginastica dos bichos: imitar sapo,
cachorro e leão.
*Brincadeira
cantada: O sapo não lava o pé/ não lava porque não quer/ ele mora lá na lagoa/
não lava o pé porque não quer, mas que chulééé – verificar a
possibilidade de conversar porque que o sapo tem chulé, o que acontece com ele?
O que ele tem que fazer para acabar com chulé (roda de conversa).
*Relaxamento
deitado na quadra – tentar fazer eles deitarem na quadra, fechar os olhos e
descansar por algum tempo.
*Retorno
para sala de aula + parada para beber água e ir ao banheiro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 3
*Acolhida,
água, banheiro.
*Caso
a fila com a corda tenha funcionado fazer uma caminhada mais longe para ir se
acostumando com a fila e a atenção nos deslocamentos.
*Conversar com os alunos da
importância da utilização da garrafa de água durante as aulas, para se
hidratar.
*Brincadeira de segue o mestre –
todos deverão andar em cima da linha atrás do professor ou de alguma criança
caso já consigam se deslocar sozinhos e atividade fluir – possibilidades de
andar de um pé só, andar saltando de cangurú, andando de lado.
*Caminhar
livremente pelas linhas da quadra; Estimular as crianças dizendo que o fora das
linhas existe muita água e que nesta agua tem muitos tubarões, caso pisem fora
é perigoso que os bichos mordam seus pés... (estimular a criatividade).
*Perseguição
– todos os alunos deverão correr atrás do professor – possibilidade de criação
de histórias.
*Rodinha
do descanso – estimular a oralidade questionando o que os alunos acharam da
aula e das atividades que eles desenvolveram. Fazer apontamentos de quem não
colaborou e quem colaborou. Relaxamento
*Retorno
para sala de aula e beber água.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula
4
*Baseado no andamento das aulas
anteriores, tentar sair de sala sem a corda, apenas respeitando a fila, propor
o desafio para os alunos.
*Brincadeira
*Passar por baixo da corda sem
encostar
*Música: um convite a dança e a
soltar seu corpo, chamar as crianças a soltar seus corpos sem ter vergonha de ser
feliz e cantar e dançar a musica - A cobra ... A cobra não tem pé/ a cobra não
tem mão/ como é que a cobra sobe num pezinho de limão/ ela estica, encolhe, seu
corpo é todo mole (repete).
Materiais: Corda, mesa
ou mastro para amarrar a corda.
-Aula
4
-Acolhida, momento de conversa inicial e tematizar o
Abraço, questionar o que é, como se da um abraço, se é bom ou ruim, quem gosta
e quem não gosta e o porque não gosta?
*Momento de abraço coletivo de todos e se preciso
ensinar a forma correta do abraçar as pessoas.
*Propor uma brincadeira na qual as pessoas para salvar
os colegas deverão abraça las, ou elas não voltarão para o jogo --- PEGA PEGA DO ABRAÇO. Ir para quadra em fila
respeitando a ordem dos engarrafados primeiro seguido pelos desengarrafados,
delimitar os espaços que serão desenvolvidos as atividades e conversar sobre a
proibição de sair de sala de aula sem permissão do professor.
*Ao final cada um em roda de conversa poder falar qual
foi a sensação de poder salvar o colega, e o porquê salvou e o que achou da
atividade.
*Para o retorno para sala, combinar um local para
organizar a fila em todos os dias do fim da aula.
-Observações
e Avaliação do professor
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações
e Considerações da Coordenação Pedagógica
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário