domingo, 12 de março de 2017

PLANO DE AULA 3

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA LEITE
Educação Física – Professor Marcos Leandro de Assis Leite
Planejamento de Aulas – 20/02 a 24/02/2017

Objetivos Gerais do I trimestre
*Vivenciar práticas corporais coletivas que desenvolvam a socialização, cooperação e as diferentes linguagens;
*Vivenciar e compreender os jogos como construção cultural que expressam valores regras e significados;
*Conhecer e vivenciar a história, a organização e as práticas dos jogos, brincadeiras e brinquedos constitutivos da cultura popular local, regional, nacional.

Objetivos Específicos
*Apropriar e desenvolver os movimentos fundamentais básicos de locomoção e estruturação do domínio corporal.
* Participar de diversas brincadeiras e jogos que utilizem o corpo e suas potencialidades, aumentando as experiências motoras de cada criança.
*Conhecer o próprio corpo e as partes que o formam, dando lhe possibilidades de movimentações.
* Compreender a importância da hidratação para as práticas de atividades físicas e fazer o uso da garrafa de água diariamente.
*Construir vivências rítmicas valorizando as brincadeiras cantadas tradicionais e cirandas de roda.
*Estimular a participação democrática e respeitosa dos educandos buscando atenuar as vergonhas corporais e expressivas.

Procedimentos Metodológicos - Ciclo I
Aula 1
-Acolhida e interação inicial com alunos.
-Movimentos de deslocamento: Pula carniça, alternância passando por baixo das pernas; saltos sem sair do lugar: esquiar, semi polichinelo, bilateralmente com linha ao centro, frente e trás.
-Alongamento
-Coelhinho sai da toca comum como forma de apresentação e revisão de atividade e em seguida fazer variações com coelhinho cooperativo. Durante a atividade fazer alternâncias dentro e fora do arco, morto e vivo.
-Vivenciar novamente a brincadeira de roda: Samba crioula
-Retorno para sala de aula, água e banheiro.
-Materiais: Arcos
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 2
-Acolhida e interação inicial.
-Brincadeira Rabo de gato
-Alongamento de MMII
- Circuito da amarelinha e variações.
-Materiais: Fitas de TNT, Fita crepe caso seja necessário fazer nova demarcação, arcos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Possibilidades de Procedimentos Metodológicos – Educação Infantil

Aula 1
-Acolhida e interação inicial com os alunos.(5 minutos)
-Movimento, ritmo e expressão (15 minutos):
-Dança das caveiras (pasta Ed. Infantil - spotify – 4:22), Jacaré (passeando na lagoa), musica dos dedinhos), 5 patinhos (pasta Ed. Infantil no spotify).
-Espaço, tempo e movimento (30 minutos):
-Manipular o arco com as diversas partes do corpo – vivência espontânea;
-Demarcar a metade da quadra com os cones para as turmas de 4 anos, a medida que for se percebendo bom deslocamento e compreensão da atividade pelo grupo ir aumentando as delimitações.   
        *Brincadeira coelhinho sai da toca simples usando arcos.
        *Retorno para sala de aula, água e banheiro (10 minutos).
-Materiais: Arcos, celular, caixa de som.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Aula 2
-Acolhida e interação inicial.
-Movimento, ritmo e expressão: músicas Jacaré, caranguejo, pipoca (quando uma pipoca começa a estourar, as outras pipocas querem logo começar... é um tal de poc, poc poc....)
-Espaço, tempo e movimento.
-Circuito com cones, mesas e cadeiras.
        -Saltar os cones e passar por baixo das mesas e cadeiras e voltar caminhando em cima de fita crepe pregada para no chão.
-Materiais: Cones, 2 mesas, 1 cadeira.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações e avaliação da coordenação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário