ESCOLA
MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA LEITE
Educação Física – Professor Marcos
Leandro de Assis Leite
Planejamento de Aulas – 20/02 a
24/02/2017
Objetivos Gerais do I trimestre
*Vivenciar práticas corporais
coletivas que desenvolvam a socialização, cooperação e as diferentes
linguagens;
*Vivenciar e compreender os
jogos como construção cultural que expressam valores regras e significados;
*Conhecer e vivenciar a história,
a organização e as práticas dos jogos, brincadeiras e brinquedos constitutivos
da cultura popular local, regional, nacional.
Objetivos
Específicos
*Apropriar e desenvolver os
movimentos fundamentais básicos de locomoção e estruturação do domínio
corporal.
* Participar de diversas
brincadeiras e jogos que utilizem o corpo e suas potencialidades, aumentando as
experiências motoras de cada criança.
*Conhecer o próprio corpo e as
partes que o formam, dando lhe possibilidades de movimentações.
* Compreender a importância da
hidratação para as práticas de atividades físicas e fazer o uso da garrafa de
água diariamente.
*Construir vivências rítmicas
valorizando as brincadeiras cantadas tradicionais e cirandas de roda.
*Estimular a participação
democrática e respeitosa dos educandos buscando atenuar as vergonhas corporais
e expressivas.
Procedimentos Metodológicos - Ciclo I
Aula 1
-Acolhida e interação inicial
com alunos.
-Movimentos de deslocamento:
Pula carniça, alternância passando por baixo das pernas; saltos sem sair do
lugar: esquiar, semi polichinelo, bilateralmente com linha ao centro, frente e
trás.
-Alongamento
-Coelhinho sai da toca comum
como forma de apresentação e revisão de atividade e em seguida fazer variações
com coelhinho cooperativo. Durante a atividade fazer alternâncias dentro e fora
do arco, morto e vivo.
-Vivenciar novamente a
brincadeira de roda: Samba crioula
-Retorno para sala de aula, água
e banheiro.
-Materiais: Arcos
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 2
-Acolhida e interação inicial.
-Brincadeira Rabo de gato
-Alongamento de MMII
- Circuito da amarelinha e
variações.
-Materiais:
Fitas de TNT, Fita crepe caso seja necessário fazer nova demarcação, arcos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Possibilidades de
Procedimentos Metodológicos – Educação Infantil
Aula 1
-Acolhida
e interação inicial com os alunos.(5 minutos)
-Movimento, ritmo e expressão (15 minutos):
-Dança
das caveiras (pasta Ed. Infantil - spotify – 4:22), Jacaré (passeando na
lagoa), musica dos dedinhos), 5 patinhos (pasta Ed. Infantil no spotify).
-Espaço, tempo e movimento (30 minutos):
-Manipular
o arco com as diversas partes do corpo – vivência espontânea;
-Demarcar
a metade da quadra com os cones para as turmas de 4 anos, a medida que for se
percebendo bom deslocamento e compreensão da atividade pelo grupo ir aumentando
as delimitações.
*Brincadeira coelhinho sai da toca
simples usando arcos.
*Retorno para sala de aula, água e
banheiro (10 minutos).
-Materiais: Arcos, celular, caixa de som.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 2
-Acolhida
e interação inicial.
-Movimento, ritmo e expressão: músicas
Jacaré, caranguejo, pipoca (quando uma pipoca começa a
estourar, as outras pipocas querem logo começar... é um tal de poc, poc
poc....)
-Espaço, tempo e movimento.
-Circuito com cones, mesas e cadeiras.
-Saltar os cones e passar por baixo das
mesas e cadeiras e voltar caminhando em cima de fita crepe pregada para no
chão.
-Materiais: Cones, 2 mesas, 1 cadeira.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações e avaliação da coordenação
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário